11 julho 2014

Receitas Low-Cost



Filipa Vacondeus dispensa apresentações, pelo menos em Portugal. Esta cozinheira autodidacta é bem conhecida da TV, dos livros e a sua simpatia aliada à simplicidade de carácter cativa-nos.

Este livro, "Receitas Low cost", é o meu investimento mais recente em livros e espero tirar bom partido dele, pois é bastante adequado aos tempos de crise que se vivem. Quando o tempo é pouco e o orçamento familiar tem de ser apertado, as receitas que a autora apresenta são uma "lufada de ar fresco". Temos sugestões de refeições baratas, para cozinhar rapidamente em casa e apreciar o sabor da comida portuguesa caseira.

Ao longo de 233 páginas, são explicadas duas centenas de receitas económicas e fáceis de confeccionar em casa devido à sua simplicidade. Não pense que falta variedade, porque podemos confeccionar: Sopas, Saladas, Açordas, Pizzas e Pães. Depois, também há capítulos para Ovos, Peixe, Marisco de casca, Vaca, Borrego, Porco. Não esquecendo os Legumes, Batatas, Arroz.  Mais no fim, ainda se pode ler algo sobre os vários tipos de Queijos Portugueses e saber onde usar algumas Ervas Aromáticas.
E tudo isto para se comer de forma simples e saborosa com um custo por pessoa inferior a 2€.  É obra de mestre!

O livro é bem encadernado, tem uma fitinha marcadora de página, mas não tem muitas fotos, o que me deixa um pouco desanimada. Gosto muito de receitas com foto, porque os olhos também ajudam a "comer" e a receita fica mais completa com ilustração, mas parece que a intenção foi minimizar custos de produção. Mais uma vez, não compreendo! A economia na produção não se reflete no preço de venda ao público (esta edição de 2009 custou-me 16 euros e tal).  Resta-me confiar no talento e na experiência da Filipa Vacondeus, para considerar este investimento lucrativo.

Na livraria e bem mais destacado, está  "Os Petiscos da Filipa", o seu livro mais recente, que me pareceu tentador, mas fica para outras aventuras.

Até breve!
Bjs





P.S.  Parece que este ano, na Feira do Livro em Lisboa, este livro teve destaque promocional por um dia e chegou a ser vendido a 10€.
Assim está bem melhor!!!!  
:-)

Sem comentários: